top of page
Foto de Vanessa Bayczar

 A reação dos paulistanos nos pontos turísticos da cidade

 

Por Vanessa Bayczar

Museu de Arte de São Paulo - MASP

Arquitetura diferente, cor vermelha vibrante, e pode ser considerado um belo cartão postal. Não tem quem não  reconheça, o chamado Museu de Arte de São Paulo. Localizado em uma avenida famosa na capital metropolitana, a famosa Paulista. Conhecida pelos seus belos quarteirões, é um grande cenário das maiores manifestações e local das mais variadas formas de arte.

Popularmente chamado de MASP, o museu é centro das maiores exposições, e é um dos principais pontos turísticos e artísticos da capital. Mas poucos são os paulistanos que o conhecem.

Todos os dias pela janela do ônibus, observava o grande vão do MASP, sonhando um dia poder conhecer. Foi assim que surgiu a imensa vontade de ir até uma exposição. A reação de pisar lá pela primeira vez, ficou marcado em seu rosto. Com um sorriso simples, tentava disfarçar a imensa felicidade que sentia.

 

Era um dia qualquer da semana, precisamente terça-feira, mais um dia comum para todo mundo. Mas em meio toda aquela correria, decidiu apreciar um pouco de arte. Sua escolha, Lygia Pape. O acervo com os diversos trabalhos realizados por brasileiros, trazia o contexto de A mão do povo, abordando o desaparecimento das tradições artesanais populares. A cada conjunto de peças, os olhos brilhavam. Os textos contando um pouco mais sobre as determinadas obras viravam  leituras lentas, no fim lágrimas escorriam em seu rosto. De alguma forma se identificava com o contexto dos objetos inseridos ali.

 

Ao chegar no próximo andar, se deparava com grandes quadros, trazendo imagens de pessoas que fizeram parte da história do Brasil. Eram minutos apreciando as imagens, nunca tinha visto tantas fotos bonitas juntas, e o melhor, imagens que falavam por si só.

 

Assim, foi ficando cada vez mais feliz de ter se dado aquela oportunidade, a cada passo era uma fotografia diferente,  desse momento em diante foram várias lembranças de sua própria história. Afinal quem era ela ? Cleo Silva, 56 anos, mais uma paulistana que acaba de conhecer o seu tão sonhado ponto turístico, pela primeira vez. Ao terminar a sua visita, só restava o respiro de alegria, os brilhos em seus olhos, e um sorriso estampado no rosto, para continuar o seu dia. O que restou foi uma grande lição: nunca é tarde para buscar a arte.

 

 

Teatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, muito conhecida por admiradores da arte. Nesse endereço se encontra o histórico Teatro Municipal de São Paulo. Este que recebeu a Semana de Arte Moderna de 1922, marcando o inicio do modernismo no Brasil. Atualmente recebe milhares de visitantes que buscam conhecer o teatro, e entender a verdadeira história que o cerca. Sendo um dos mais importantes pontos turísticos da capital paulista, abriga diferentes corpos artísticos.

Entre os vários espaços existentes dentro do grande ''casarão'', era pelo salão nobre que a visita guiada se iniciava. Um jovem voluntário ficava responsável por um grupo de mais ou menos vinte pessoas, falava sobre todo o funcionamento do teatro, explicava alguns pontos importantes, e logo após se  iniciava a visita histórica. Todos em silêncio, em um clima de grande concentração, para ouvir atentamente as explicações sobre cada parte que fazia do teatro municipal, o mais famoso de São Paulo.

Entre grandes corredores, e salões nobres. O Municipal oferecia o conhecimento sobre o grande teatro existente ali. '' Eu fiquei encantada com esse lugar, quando eu cheguei para assistir a orquestra tocar, eu nem pude acreditar que estava dentro do Teatro Municipal '' conta Mariana Zacchi, professora de matemática, sobre sua primeira vez no local. 

Não são apenas as visitas guiadas que fazem do teatro, o mais conhecido. Mas também os diferentes corpos artísticos que ele abriga. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico, Coral Paulistano Mário de Andrade, Balé da Cidade de São PauloOrquestra Experimental de Repertório e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

As experiências vividas se diferem de pessoa para pessoa. Mas quando se trata da primeira vez, muitas reações vem a tona. Olhos brilhando, e até mesmo paralisados, imaginação a solta, curiosidade andando junto em cada passo dado, e sequencia de perguntas eram feitas. Foi exatamente dessa maneira que aconteceu com o estudante de design gráfico, Vitor Dutra, 21 anos, '' Uma das primeiras coisas que eu pensei quando entrei:  com certeza era um dos lugares mais diferentes de tudo que eu já tinha visto aqui na cidade, muitas vezes a gente não sabe sobre os lugares que São Paulo nos oferece, e o teatro é totalmente diferente,  me deparei com tudo muito limpo, muito bem organizado. Fiquei definitivamente impressionado.''

São em lugares como este, em pontos turísticos, que as pessoas podem ter a chance de perceber que a cidade que é conhecida como uma loucura, a cidade que não dorme. Também pode ter a oportunidade de mostrar o seu lado cultural, e o lado da conservação de toda uma história. É a cultura de São Paulo que muitas vezes está sendo deixada de lado pelos próprios paulistanos, as pessoas que visitam pela primeira vez lugares como este, percebem o quanto de tempo foi perdido. 

© 2023 by Name of Site. Proudly created with Wix.com

bottom of page